Diretoria, comissão técnica e jogadores estão focados e unidos para colocar o Bahia na Série A de 2009.
Invicto há nove rodadas na Série B, o Bahia engrenou uma seqüência de pontuação que o levou a 6ª colocação da competição, bem próximo do G4.
Após enfrentar os primeiros colocados do campeonato e ser o novo dono da melhor campanha fora de casa, superando até o líder Corinthians, o Esquadrão de Aço ainda vai tentar entrar no G4, antes da virada do 1º turno.
Até mesmo em números de derrotas, o Bahia vem se destacando, sofrendo apenas 03, sendo o terceiro clube que menos perdeu na Série B, somente atrás de Avaí e Corinthians, que têm 02.
Vale lembrar que tanto o clube avaiano, quanto o alvi-negro paulista perderam suas invencibilidades justamente para o Bahia.
Apesar do início irregular na Série B, o Bahia conseguiu recuperar-se na tabela e manter a boa campanha da temporada 2008, disputando três competições (Copa do Brasil, Campeonato Baiano e Série B).
Este ano, o Bahia disputou 47 partidas, venceu 25, empatou 14 e perdeu apenas 08, um dos melhores retrospectos do país, independente da Série.
Com a interdição da Fonte Nova, o Esquadrão perdeu em todos os sentidos, pois o apoio maciço de sua torcida e as comuns arrecadações expressivas fazem gigantesca falta para o clube.
Sem o Octávio Mangabeira, o Bahia jogou em Camaçari e Feira de Santana e apesar de não estar atuando em sua cidade natal, o time perdeu apenas 02 vezes em 2008, em seu mando de campo.
As rendas de jogos já não são as mesmas, mas as necessidades financeiras para manter o clube, contratar jogadores de qualidade e pagar os salários do elenco e funcionários só aumentaram. Para cumprir estes compromissos, a diretoria do Bahia tem exercido grande esforço para oferecer as melhores condições possíveis para o grupo trabalhar em prol do objetivo de colocar o time na Série A.
Recentemente, a diretoria tricolor definiu uma premiação com o elenco, sempre de acordo com a pontuação de duas partidas seguidas. Um empate e uma vitória, o elenco recebe um determinado valor. Em caso de dois triunfos, recebe uma quantia maior.
Desde o início deste “bicho”, o time construiu esta série invicta e nas últimas três partidas, venceu três, duas fora de casa.
Motivado e focado na competição, o grupo está extremamente unido no intuito de colocar o Bahia entre os quatro primeiros da Série B.
Bastante variado, o elenco do Bahia é mesclado por atletas jovens e mais experientes e em algumas posições, o técnico Arturzinho possui duas e até três opções.
O grupo da Série B possui muitos jogadores formados na base do Bahia e alguns deles estão se destacando, como são os casos de Ávine, Marcone,Bruno Lopes,Elias e Paulo Roberto, que juntos com a base do grupo que subiu da Série C em 2007, são os responsáveis pela regular campanha deste ano.
As últimas contratações da direção do Bahia foram Marcelo Ramos e Caio, trazendo experiência e qualidade técnica ao bom grupo tricolor.
Mesmo vivendo este bom momento, a direção, comissão técnica e jogadores do Bahia estão cientes que nada foi conquistado e que o principal objetivo da temporada ainda está longe de ser alcançado, que o acesso à Série A de 2009.
CAMPANHA GERAL:
47 JOGOS / 25 VITÓRIAS / 14 EMPATES / 08 DERROTAS/ GP: 75/ GC:47 / SALDO:28/ APROV.: 63%
EM CASA:
23 JOGOS / 13 VITÓRIAS/ 08 EMPATES / 02 DERROTAS/ GP: 39 / GC:19 / SALDO: 20/ APROV. : 68%
FORA:
24 JOGOS / 12 VITÓRIAS / 06 EMPATES / 06 DERROTAS / GP: 36 / GC: 28 / SALDO: 08 / APROV.: 58%
GERAL:
17 JOGOS / 07 VITÓRIAS / 07 EMPATES / 03 DERROTAS / GP: 22 / GC: 22 / SALDO: 01 APROV: 54%
EM CASA:
08 JOGOS / 02 VITÓRIAS / 05 EMPATES / 01 DERROTA / GP: 09 / GC: 08 / SALDO: 01 / APROV: 45%
FORA:
09 JOGOS / 05 VITÓRIAS / 02 EMPATES / 02 DERROTAS / GP: 13 / GC: 11/ SALDO: 2 / APROV: 62%