Notícias

Anderson Barros é o novo diretor de futebol do Bahia

Barros chega para reestruturar o futebol tricolor

17 maio 2013 | 12H09


Após a saída do Gestor de Futebol Paulo Angioni, a diretoria do Bahia iniciou a busca pelo seu substituto, procura que teve fim nesta quinta-feira.

Anderson Barros é o novo diretor de futebol do Bahia.

Com 44 anos, Barros é formado em Educação Física((UFRJ), bacheral em direito(Gama Filho) e Pós-graduado em Administração Esportiva(Getúlio Vargas).

Com mais de 20 anos de experiência no futebol, Anderson Barros iniciou sua carreira no futsal do Vasco e no Flamengo.

No clube da Gávea, Barros ocupou diversos cargos diretivos, como coordenador das divisões de base  e gerente de futebol profissional .

Em 2006, foi para o Figueirense e ajudou o clube a conquistar o estadual daquele ano, além de fazer ótima campanha na Série A, terminando em 7º colocado, a melhor campanha da história do clube na 1ª divisão.

Em 2007, o Figueirense foi vice-campeão da Copa do Brasil, perdendo o título para o Fluminense.

Em 2008, Barros ajudou a equipe a ser campeã estadual.

Chegou ao Botafogo em 2009 para iniciar uma grande reformulação no elenco alvinegro. O inicio do trabalho foi animador, conquistando o título da Taça Guanabara, mas acabou perdendo o título carioca daquele ano, na decisão nos pênaltis.

Em 2010, o Botafogo foi campeão carioca, vencendo os dois turnos e terminou em 6º lugar na Série A do Brasileiro, segunda melhor campanha da história do clube carioca na 1ª divisão nacional.

Em 2011, figurou no G4 durante boa parte do campeonato, mas o time acabou perdendo jogos importantes na reta final e terminou a Série A em 9º colocado.

Em 2012, o Botafogo foi campeão invicto da Taça Rio ficou em 7º lugar na Série A. No fim do ano, Barros deixou o clube.

Após sua saída, alguns grandes clubes do futebol brasileiro cogitaram seu nome para assumir cargos diretivos, como Vasco, Internacional, Atlético-PR e Figueirense, segundo informações divulgadas na imprensa esportiva nacional.

Durante 04 anos no Botafogo, Anderson Barros se notabilizou pelo bom trânsito com clubes, empresários e investidores no futebol.  Seu relacionamento com comissões técnicas e atletas também sempre foi exaltado.

Neste período no Bota, Anderson Barros participou decisivamente nas contratações de atletas como Loco Abreu, Maicosuel, Andrezinho, Seedorf, Herrera, Elkesson, Lodeiro, Renato, Felype Gabriel, Andrezinho, Bruno Mendes, entre outros.

Em 2013, o Botafogo sagrou-se campeão carioca, já sem a presença de Anderson Barros, mas  com o sucesso do elenco formado por este profissional.
 
Títulos:

Figueirense: Campeão Catarinense (2006 e 2008)
Botafogo: Taça Guanabara (2009), Campeão Carioca (2010), Taça Rio (2012)

Confira a entrevista de apresentação :

Podcast: http://www.esporteclubebahia.com.br/multimedia

Tv Bahêa: http://www.youtube.com/watch?v=OodFtBAhQOQ