Missa seguida de festa promovida pela direção do projeto contou com presença da diretoria tricolor, de famosos e garotos beneficiados.
Com o objetivo de comemorar a Páscoa, a conquista do Bi-campeonato do Torneio de Marseille de Juniores e o sucesso do projeto, foi promovida uma missa seguida de uma grande festa de congraçamento, na noite desta quinta-feira, pela diretoria do Amigos do Bahia, formada por Cristina Maracajá, Nelma Accioly e Vera Guimarães. O evento aconteceu na Sede de Praia Paulo Maracajá.
Vários dirigentes do clube, como o presidente Marcelo Guimarães, o conselheiro Paulo Maracajá, diretor de futebol Petrônio Barradas, e o superintendente de esportes amadores, Ruy Accioly, marcaram presença no evento. Além deles, representantes da SMEC (Secretaria Municipal de Educação), artistas como os cantores Jorge Zarat e Ninha, da Timbalada, profissionais de imprensa, como Edna Luz, da TVE, Silva Rocha, da rádio Metrópole, e Márcio Martins, da rádio Cristal, voluntários como as conselheiras Delza Deiró e Zilda Andrade, assim como os pais e atletas beneficiados pelo projeto de educação voluntária prestigiaram a celebração.
A missa foi celebrada pelo padre Luiz Simões, confesso torcedor tricolor. “Fico muito feliz de estar, de alguma forma, colaborando para o engrandecimento destes jovens. Essa iniciativa do Bahia é louvável e deveria servir de exemplo para todos os clubes do nosso futebol”.
Em seu discurso durante a missa, Vera Guimarães agradeceu à receptividade do projeto pelos dirigentes tricolores, bem como às outras duas diretoras do Amigos do Bahia. “Gostaria de agradecer ao nosso presidente Marcelo Guimarães, que acolheu nossa idéia com carinho e criou as condições necessárias para a sua implantação. Também tenho um agradecimento especial a fazer para as minhas grandes amigas e companheiras nesta luta pela cidadania dos nossos jovens atletas, Cristina Maracajá e Nelma Accioly”.
O vocalista da Timbalada, Ninha, fez questão de conclamar a Nação Tricolor a participar do Amigos do Bahia. “Tenho o orgulho de encher o peito para dizer que sou um voluntário do Amigos do Bahia e acho que todo o tricolor deveria se colocar à disposição de uma iniciativa tão bonita do nosso clube de coração, que está provando que não pensa no jogador de futebol como mercadoria, mas com cidadão”
“Vem sendo uma experiência fantástica, que tem aumentado nossa auto-estima e nos preparado para vida fora do futebol. Nós estamos muito felizes e agradecidos e espero que o Amigos do Bahia não acabe nunca”, disse o goleiro do time júnior do Bahia, Magno, campeão em Marseille este ano, que foi homenageado durante a missa em decorrência do dia do goleiro, nesta sexta-feira.
Após a missa, jogadores, pais, dirigentes e funcionários das Divisões de Base do Bahia participaram da festa da Páscoa, que serviu também para comemorar o aniversário daqueles que nasceram em abril. O coquetel foi patrocinado pelos voluntários do Amigos do Bahia.
Amigos do Bahia
O Projeto Amigos do Bahia visa proporcionar educação de qualidade para todos atletas das Divisões de Base do clube. Enquanto não estão treinando ou jogando, os garotos assistem às aulas que são ministradas nas três tele-salas já em funcionamento na sede de praia, por professores da rede municipal e por voluntários. As unidades de ensino são equipadas com TVs e vídeos-cassete e utilizam o Telecurso 1o Grau. Cerca de 100 jovens estão sendo beneficiados com a iniciativa do Tricolor.
A participação de professores do município neste projeto, pioneiro no Brasil, foi viabilizada por meio de um convênio do Bahia com a Secretaria Municipal de Educação. O torcedor que quiser ser um voluntário só precisa preencher o cadastro disponível no eusoubahia.com.