Notícias

Adeus honrado

Bahia está fora da Copa do Brasil

17 jul 2019 | 21H24

Em uma partida difícil, marcada por muita entrega dos jogadores e pela grande festa de mais de 46 mil tricolores na Fonte Nova, o Bahia deu adeus ao sonho da conquista da Copa do Brasil 2019. Após o empate em 1 a 1 no duelo de ida das quartas de final, o Esquadrão foi derrotado por 1 a 0 pelo Grêmio na noite desta quarta-feira (17).

A partir de agora, as atenções do Tricolor estarão focadas na disputa do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (20), às 17h, a equipe volta a campo para encarar o Cruzeiro, novamente na Fonte Nova.

Em campo, Bahia e Grêmio fizeram um jogo de estratégias bem diferentes, mas que resultaram em equilíbrio nas chances criadas de gol. O Esquadrão repetiu o repertório da partida de ida, em Porto Alegre, marcando com todos os jogadores atrás da linha da bola, quase sempre no campo de defesa, explorando os contra-ataques, ao passo que o time gaúcho tinha a posse da bola, mas não conseguia finalizar com perigo.

O tricolor baiano teve seus melhores momentos ofensivos nos pés de Artur, no jogo de transição, indo para cima do adversário e arriscando chutes da entrada da área. Contudo, a grande chance de abrir o marcador foi do zagueiro Lucas Fonseca, que emendou de primeira um rebote e obrigou Paulo Vítor a fazer uma grande defesa, aos 25.

Da parte do Grêmio, com o goleiro Douglas mostrando muita segurança nos cruzamentos e chutes de longa distância, a melhor oportunidade surgiu apenas aos 42, com André girando sobre a zaga e batendo no cantinho, para uma defesa de ponta de dedo do arqueiro do Esquadrão.

A etapa final começou com o mesmo desenho tático de ambos os lados, mas com o Bahia mais agressivo na marcação, roubando mais bolas do Grêmio e mais presente no campo de ataque. Aos 14, por muito pouco Arthur Caíke não abriu o placar, num lance em que deu uma ‘meia-puxeta’ na bola e ficou livre para finalizar, na marca do pênalti, mas sem conseguir concluir após boa recuperação do zagueiro.

Em seu melhor momento no duelo, o Esquadrão acabou castigado aos 18. Em contra-ataque, o atacante Alisson fez grande jogada individual e fez 1 a 0 para o Grêmio. O tento não desanimou a torcida, mas aos 27 o Bahia levou mais um golpe, com a expulsão de Moisés em lance que o árbitro de vídeo invalidou um pênalti, marcando a infração fora da área.

Com um a menos no gramado, o Tricolor foi valente ao extremo e passou a superar o adversário na base da raça, buscando sempre o jogo aéreo de Fernandão, que entrou no lugar de Eric Ramires. Aos 38, por pouco o centroavante não empatou o jogo, em grande cabeçada após cruzamento de Nino.

Apesar do esforço e do apoio incondicional da torcida, a igualdade não veio e o Bahia se despediu com honra da Copa do Brasil 2019.

O Bahia atuou com Douglas; Nino, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Elton (Shaylon), Eric Ramires (Fernandão), Elber (Arthur Caíke) e Artur; Gilberto.

Confira aqui a galeria de imagens do fotógrafo Felipe Oliveira.