Notícias

A importância do Amigos do Bahia

Confira, na íntegra, discurso da superintendente Vera Guimarães ao Ministro do Esporte Agnelo Queiroz.

12 ago 2003 | 07H50

O Projeto Amigos do Bahia é a realização de um sonho que nasceu do meu coração e que tem como objetivo, a formação do jovem atleta em um cidadão completo. O Projeto foi criado para estes jovens que vêem do interior ou de outro estado trazidos pelo clube para a divisão de base.

Estes jovens chegam ao clube trazendo um sonho não apenas seu, mas de toda a família, que sonha com um futuro melhor através da profissionalização esportista.

Sendo assim, é grande a nossa responsabilidade, pois sabemos que nem todos os jovens atletas realizam este sonho na área esportiva. Cabe portanto a nós acolhermos estes jovens com dignidade, oferecendo meios para tornarem-se cidadãos completos, principalmente oferecendo opções através da educação para seguirem outras carreiras profissionais.

Excelentíssimo Sr. Ministro, com esta visão de responsabilidade social, é que o Esporte Clube Bahia abraçou esta minha idéia e hoje o Projeto Amigos do Bahia além de beneficiar os jovens atletas acolhe também alunos da comunidade. O Projeto Amigos do Bahia conta com o apoio de grandes parceiros como Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que nos apóia oferecendo a educação no ensino fundamental da 5ª a 8ª série, beneficiando os atletas que podem estudar dentro do próprio clube e onde acolhemos também neste empreendimento educacional e esportivo pioneiro, alunos da comunidade onde estamos localizados.

Representando esta integração entre esporte e educação, estão aqui jovens atletas e alunos da comunidade representando simbolicamente a nossa escola.

Excelentíssimo Sr. Ministro, o nosso Projeto, além de beneficiar os jovens atletas e alunos da comunidade, também beneficia socialmente os pais dos alunos, funcionários do clube e comunidade, através do apoio da Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social, que oferece na sede da nossa escola, palestras e cursos profissionalizantes, ministrados por facilitadores desta Secretaria, proporcionando aos pais a especialização em determinados ofícios.

Contamos também com a parceria da Fundação Roberto Marinho. Gostaria de aproveitar este momento para dizer do meu orgulho e do Esporte Clube Bahia em fazer parte desta grande marca que é a Fundação Roberto Marinho.

É com saudade que todo cidadão brasileiro hoje refere-se a este grande jornalista, Dr. Roberto Marinho, que através da concretização do seu sonho, realiza sonhos de muitos brasileiros, não só através da comunicação social, como também deixa um marco na Educação do Brasil.

Através desta Fundação, oferecemos o Telecurso para os jovens atletas, pais de alunos, funcionários do clube e comunidade, pessoas que não tiveram condições de concluir o ensino fundamental.

Excelentíssimo Sr. Ministro, dentro da visão do séc. XXI, a integração do ser humano no contexto mundial é primordial. O Esporte Clube Bahia dá o passo inicial, sendo pioneiro e exemplo para todos os clubes brasileiros na formação do seu torcedor como ser integral.O Esporte Clube Bahia, excelentíssimo Sr. Ministro, talvez seja o único clube esportivo que olha o seu torcedor não apenas como espectador que vai ao estádio torcer pelo seu time. O Esporte Clube Bahia, através da parceria com o Canal Futura, ambos pioneiros neste empreendimento educacional e esportivo, acolhe o torcedor da Nação Tricolor com amor, respeito e dignidade, oferecendo a seus torcedores a complementação educacional para a sua formação como cidadãos, buscando, conseqüentemente, a paz dentro do estádio e a união entre as torcidas da Nação Tricolor.

Portanto, excelentíssimo Sr. Ministro, podemos ver através deste Projeto que o clube esportivo pode contribuir para o crescimento social e educacional dos jovens da cidade onde estão situados, oferecendo suas sedes, algumas vezes ociosas, para beneficiar não apenas o seu jovem atleta, mas principalmente o Brasil, pois os clubes esportivos recebem jovens de todo o Brasil para a formação da sua divisão de base.

A grandeza deste nosso empreendimento, excelentíssimo Sr. Ministro, está na integração entre jovens atletas e a comunidade, pois, no momento em que recebemos estes cidadãos, eles deixam de carregar o emblema do seu clube favorito, e passam ser cidadãos brasileiros e o Esporte Clube Bahia passa a ser BRASIL.

Brasil sim, pois quando o Projeto Amigos do Bahia conta com o apoio do nosso governo, do nosso município e órgãos, como Fundacão Roberto Marinho e Canal Futura, logo estamos contando com o apoio do Brasil. O Esporte Clube Bahia está, através deste nosso Projeto, dando a sua contribuição para o crescimento da sociedade. Deixamos então de ser a Nação Tricolor para sermos a Nação Brasileira.

Quanto mais nos envolvemos com o social, mais sonhamos em ajudar o próximo. Como, para mim, o social não pode esperar e não pode parar, fui buscar junto à Secretaria Municipal de Educação, novas metas para 2004. Sendo assim, em 2004, nossos alunos da comunidade e os jovens atletas irão participar das modalidades esportivas que o Esporte Clube Bahia oferece. Seremos o único clube esportivo em parceria com o Município a oferecer aos jovens carentes, que não têm condições de realizar o sonho de praticar esportes como natação, futebol e outros. Visamos despertar nestes jovens, através do esporte e da educação, bons hábitos para o seu crescimento como cidadão e até futuros campeões esportivos.

A educação no Projeto Amigos do Bahia é muito importante, portanto fui buscar junto à Secretaria de Educação do Estado uma parceria para implantarmos o segundo grau, dando continuidade ao nosso ensino no ano de 2004, seguindo o mesmo objetivo, já existente no nosso Projeto.

Para 2004, também desejamos realizar o sonho de todo brasileiro, que é estudar num local o onde esteja protegido da violência, da droga e dos vícios, onde os alunos possam estudar com dignidade e paz. Para realizar este desejo do cidadão brasileiro, o Esporte Clube Bahia mais uma vez sai na frente, e deseja abrigar no seu clube uma escola onde reine a paz e a saúde. Acreditamos que esporte e educação devem caminhar juntos para o bem do futuro dos nossos jovens, sendo eles atletas ou não, principalmente aqueles jovens que não têm condições financeiras de buscar esta dignidade dentro dos padrões sociais e econômicos. Venho, portanto, excelentíssimo Sr. Ministro, pedir a vossa excelência, o apoio do ministério do esporte, para realizar este sonho e continuarmos com a nossa responsabilidade social diante da nação tricolor e da nação brasileira.

Gostaria, Sr. Ministro de convida-lo a vim descerrar esta placa simbólica,que será colocada num futuro próximo em uma das salas mais importante da nossa futura.Os alunos do Projeto também vão oferecer a bandeira e a camisa oficial do nosso clube para o senhor como lembrança deste grande evento.