Notícias

Jogando muito

Confira os números do Bahia na atual temporada

12 nov 2018 | 16H15

Num ano que disputou 5 competições oficiais, o Esquadrão atingiu a marca de 70 partidas antes mesmo do término do Campeonato Brasileiro. Em 2017, o clube realizou 66 jogos oficiais.

O empate diante do Vitória, no Barradão, foi a 21ª igualdade da equipe na temporada 2018. Ao todo, também somou 30 triunfos e 19 derrotas, com 90 gols marcados e 61 sofridos.

Fonte Nova
O rendimento do Tricolor de Aço na temporada, dentro de casa, é satisfatório. Dos 30 resultados positivos alcançados neste ano, 20 deles foram na capital baiana. Não é à toa que, dos 90 gols marcados até então, 66,6% (60) saíram em compromissos realizados com mando de campo do Esquadrão.

Treinador
Sob o comando de Enderson Moreira, que chegou em junho, o Tricolor disputou jogos da Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro. Com 44% de aproveitamento, o técnico comemorou 11 triunfos, teve 12 empates e amargou 11 derrotas. Com ele, na reta final do 1º turno do Brasileirão, o Bahia atingiu sua maior série invicta na história dos pontos corridos com 8 rodadas sem perder.

Torcida
A Nação Tricolor, como de costume, também faz parte dos bons números do Bahia na temporada. No Brasileirão, com média de 19.059 pagantes, os tricolores ocupam a oitava colocação do ranking de público da maior competição nacional.

Estreias
Em 2018, no Campeonato Brasileiro, dois jogadores formados nas categorias de base do Esquadrão viveram a primeira experiência como profissional: Geovane Itinga e Ramires. O primeiro, em poucos minutos, estreou contra o Botafogo, na Fonte Nova, enquanto o companheiro se firmou e segue como um dos grandes destaques do time no 2º turno. Outros atletas que participaram pela 1ª vez do Brasileirão foram Fernando (goleiro), Ítalo (deixou o clube), Fernandinho e Ignácio.

Ritmo forte
Zé Rafael, com 64 partidas, é o líder do ranking de jogadores que mais entraram em campo na atual temporada. O número é tão significativo que, por exemplo, supera o número total de jogos no ano de agremiações como Flamengo, Vasco, Santos e São Paulo. Gregore (59), Léo (57), Lucas Fonseca (57) e Vinicius (56) completam a lista dos que mais jogaram.

Estatísticas
Vinicius está no topo nas duas principais listas individuais do elenco. Primeiro, no ranking de artilheiros, aparece com 12 tentos, um a mais que os jogadores Zé Rafael e Edigar Junio. Já no quesito assistências, passes diretos para gols, o camisa 29 lidera com uma folga muito maior. São 11 participações, enquanto Élber aparece com 5. Zé Rafael e Edigar, outra vez empatados, fecham a lista com 4.

Futebol brasileiro
Com 70 exibições, o Esporte Clube Bahia é o time que mais entrou em campo no Brasil neste ano, faltando ainda mais cinco partidas pelo Campeonato Brasileiro. Os concorrentes os mais próximos são Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e Corinthians. Eles aparecem, respectivamente, com 69, 68, 67 e 67.