Atletas e funcionários participam de atividade de formação antirracista
O Departamento Social e de Desenvolvimento Humano do Esporte Clube Bahia, realizou na última segunda-feira (21), no auditório do Profissional do CT Evaristo de Macedo, a atividade “Papo de Reto”, com abordagem alusiva ao mês da Consciência Negra.
O tema do encontro foi: “EDUCAÇÃO, RAÇA, IDENTIDADE E ANTIRRACISMO”.
Levando em consideração a relevância do tema e a necessidade de dialogar diariamente sobre o racismo e suas multifaces implícitas nas questões sociais, a iniciativa contou com a participação do advogado criminalista Marinho Soares, a professora mestre Vitalina Silva e o professor Silvio Humberto, presidente de honra e um dos fundadores do Instituto Cultural Steve Biko, além de vereador da cidade de Salvador.
“Muito gratificante falar sobre racismo e consciência racial para esses jovens que serão em um futuro muito próximo referência para milhares através do esporte. Nós precisamos compartilhar, trocar e ensinar a nova geração com base na história e legado dos que vieram antes de nós. Entender o racismo estrutural e suas facetas não é tão simples, portanto, momentos como esses servem de formação feita por gente que se importa com gente” declarou o professor Sílvio Humberto
A atividade foi direcionada para os atletas das Divisões de Base, comissões técnicas, colaboradores e também transmitida via plataforma digital para familiares e público geral.
“Que honra fazer parte deste deste momento dedicado a formação cidadã e ao letramento racial dos jovens do CT do Bahia. O enfrentamento ao racismo deve ser um compromisso insistente de cada um de nós e a educação é a manivela dessa transformação. Obrigada a todos pelo acolhimento e pela oportunidade de compartilhar conhecimentos com Silvio Humberto e Marinho Soares, vocês são referências! Ubuntu!”, comentou a professora Vitalina Silva;
Torcedor tricolor fanático, Dr. Marinho Soares foi mais uma a narrar o prazer de ter participado do evento. “Para mim é um prazer inenarrável palestrar sobre racismo no meu clube de coração, pois isso demonstra que o Bahia é um time de vanguarda em prol da igualdade”.
O objetivo do evento foi promover um momento de conscientização e discussão acerca do racismo estrutural e suas manifestações. As palestras foram mediadas por Rafaela Marques (estagiária de pedagogia), Adnaildes Rosa (assistente social) e Igor Dias (preparador físico), que compõem a equipe da Divisão de Base do Esquadrão de Aço.
“Para o nosso departamento é muito importante proporcionar espaço de diálogo e debate sobre o tema, pois compreende questões relacionadas a identidade e pertencimento do nosso contexto histórico que contribuem para a formação de nossos atletas.
Ficamos muito felizes com a participação e apoio dos colaboradores, foi uma experiência inesquecível”, completou a Assistente Social tricolor, Adnaildes Rosa.