Notícias

Números

Confira estatísticas do Bahia nesta temporada 2018

15 jun 2018 | 09H58

O Campeonato Brasileiro, com o início da Copa do Mundo, teve suas rodadas suspensas por um período de trinta dias. Não é à toa que o próximo compromisso do Bahia na Série A, contra Chapecoense, na Arena Condá, será realizado apenas no dia 19 de julho.

Ao conquistar 12 pontos antes desta parada, mesma pontuação do Brasileirão de 2017, o Tricolor de Aço encerra este período pré-Copa com apenas 33,3% de aproveitamento. Edigar Junio e Régis, cada um com 2 gols, são os dois artilheiros do Esquadrão na competição nacional.

Antes do retorno do Brasileiro, mesmo durante o período destinado a Copa do Mundo, o Esquadrão estará em campo para disputar partidas decisivas pela Copa do Nordeste e Copa do Brasil. O primeiro jogo será contra o Ceará, no próximo dia 21 de junho, às 21h45, no Castelão. Esta será a 37ª apresentação do Bahia no ano, seis a menos que o time cearense (42 jogos). Outros semifinalistas do torneio regional, ABC e Sampaio Corrêa jogaram menos vezes este ano (32 e 30 jogos oficiais).

Até então, o Bahia obteve cerca de 59% de aproveitamento na temporada (19 triunfos, 7 empates e 10 derrotas). Foram 57 gols marcados, 45 deles dentro de casa, e 31 tentos sofridos. O meia Vinicius, além de ser o maior garçom do elenco (9 passes diretos para gol), é também um dos líderes do ranking de artilharia ao lado de Zé Rafael, com 9 gols cada um.

O camisa 29, inclusive, é o único jogador que entra pendurado para os dois jogos das semifinais do Nordestão.

Mandante e Visitante
O Tricolor, com o triunfo sobre o Corinthians na Fonte Nova, atingiu 73,3% de aproveitamento em partidas como mandante em 2018. Foram 13 resultados positivos, 5 empates e somente duas derrotas.

Já como visitante, com rendimento de apenas 41,3%, são seis triunfos, oito resultados negativos e apenas dois empates.

Histórico dos confrontos
Em 2016, último ano que esteve diante do Ceará, o Bahia venceu na Fonte Nova e perdeu no Castelão. No palco cearense, onde será a primeira partida da semifinal do Copa do Nordeste, os números são favoráveis para os donos da casa. O time cearense saiu com sorriso no rosto em 13 partidas, enquanto o Esquadrão venceu apenas 8 confrontos. Lá também foi sede para 10 empates.

Utilização do elenco
O meia Zé Rafael é o jogador que mais defendeu as cores do Bahia nesta temporada. Dos 36 jogos oficiais, o camisa 10 esteve em campo 34 vezes, sendo utilizado no decorrer da partida em apenas duas ocasiões. Os outros atletas que mais atuaram em 2018 foram Vinicius (31), Douglas (30) e Elton. Élber, Léo, Lucas Fonseca e Gregore aparecerem logo depois com 28 participações.

Rendimento no ano
Em números, dentro da temporada do futebol brasileiro em 2018, o Esporte Clube Bahia aparece na 13ª posição com 59,2% de aproveitamento. Na região Nordeste este número representa o terceiro lugar, atrás de Fortaleza (71%) e ABC (72%). O líder do ranking nacional é o Operário, do Paraná, com 20 triunfos em 26 partidas realizadas no ano (82%). O Flamengo é o time de Série A melhor posicionado, na quarta posição, com 69,5%.