Notícias

Confrontos

Confira o histórico dos jogos entre Bahia e Vasco

11 jul 2018 | 11H45

Bahia e Vasco voltam a se enfrentar em um confronto que mobiliza multidões desde a semifinal da Taça Brasil de 1959, a famosa Primeira Estrela conquistada pelo Esquadrão de Aço.

Na ocasião, o Tricolor venceu o primeiro duelo daquele mata-mata, perdeu o segundo e ganhou o terceiro e decisivo na Fonte Nova por 1 a 0. O gol foi marcado pelo centroavante Léo Briglia, a um minuto do segundo tempo. Confira a ficha desse jogo:

26/11/1959 – Bahia 1 × 0 Vasco – Fonte Nova, Salvador-BA

Bahia – Nadinho, Leone, Henrique, Vicente e Beto; Flávio e Bombeiro; Marito, Alencar (Careca), Léo Briglia e Biriba.
Técnico – Geninho

Vasco – Miguel, Paulinho, Belline e Brito; Russo e Dario; Sabará, Almir, Delém, Roberto Pinto e Pinga.
Técnico – Yustrich

Gol – Léo Briglia (1’ do 2º tempo).

Ao todo, as equipes já se enfrentaram 72 vezes em toda a história, com muito equilíbrio: são 26 triunfos para o Vasco, 28 para o Bahia e 18 empates. O Bahia marcou 103 gols e o time carioca, 98.

Falando apenas em Campeonatos Brasileiros, os dois times já duelaram 44 vezes, com 16 triunfos do Bahia, 11 do Vasco e 17 empates.

Já pela Copa do Brasil, as equipes duelaram pela competição de 2003 e 2018, com dois triunfos para o Bahia e um para o Vasco.

Pela Série B, foram quatro jogos, com dois triunfos para o Vasco e dois para o Tricolor.

A última partida foi em Salvador foi pelo Campeonato Brasileiro de 2018. O Esquadrão venceu por 3 a 0, com gols dos meias Régis e Zé Rafael e do atacante Élber. Veja a ficha:

27/05/2018 – Bahia 3 x 0 Vasco – Fonte Nova, Salvador-BA

Bahia – Anderson; João Pedro, Tiago, Lucas Fonseca e Mena; Gregore, Elton, Vinícius (Flávio), Zé Rafael e Élber (Allione); Júnior Brumado (Régis).
Técnico – Guto Ferreira

Vasco – Fernando Miguel; Rafael Galhardo, Erazo, Ricardo e Fabrício; Desábato, Bruno Silva (Giovanni Augusto), Wagner e Yago Pikachu; Caio Monteiro (Moresche) e Kelvin (Paulo Vitor).
Técnico – Zé Ricardo

Gols – Élber (21’ do 2º tempo), Zé Rafael (42’ do 2º) e Régis (46’ do 2º).

 

 

Na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil o Tricolor também venceu pelo mesmo placar, jogando na Fonte. Os gols do triunfo foram marcados pelos meias Vinicius e Zé Rafael, e pelo atacante Edigar Junio. Confira:

09/05/2018 – Bahia 3×0 Vasco – Fonte Nova, Salvador-BA

Bahia – Douglas; João Pedro, Everson, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Vinícius (Régis) e Zé Rafael; Élber (Allione) e Edigar Junio (Kayke).
Técnico – Guto Ferreira

Vasco – Martin Silva; Werley (Kelvin), Paulão, Erazo e Henrique; Desábato, Wellington, Bruno Cosendey (Wagner), Yago Pikachu e Caio Monteiro (Andrey); Andrés Rios.
Técnico – Zé Ricardo

Gols – Zé Rafael (18’ do 1º tempo), Edigar Junio (24’ do 1º) e Vinicius (4’ do 2º).