Notícias

À luta!

Esquadrão lança Núcleo de Ações Afirmativas

09 mar 2018 | 19H21

Com objetivo de consolidar o Bahia como o “clube mais democrático do Brasil” e de retomar a imagem de “clube do povo”, o Tricolor criou em janeiro deste ano o Núcleo de Ações Afirmativas (NAA).

O grupo, formado por sociólogos, filósofos, publicitários, um defensor público, professores e pesquisadores sobre a questão de gênero no esporte, dentre outros, tem a missão de enfrentar temas delicados e pouco debatidos dentro do mundo do futebol, como o combate à homofobia, ao machismo e à intolerância religiosa, além da promoção de medidas em prol de pessoas com deficiência e correlatas.

A intenção é transcender campanhas efêmeras e ir a fundo em busca de soluções para problemas sérios que atingem nossa sociedade, e não coincidentemente, também assolam o esporte.

Como primeiro ato, o NAA lançou um questionário sobre a vivência das mulheres em estádios, com itens como assédio, conforto e experiência cultural. O clube já obteve quase 1.000 respostas em apenas quatro dias no ar. O Bahia divulgará oportunamente o resultado da pesquisa e usará esses dados parar trabalhar ações efetivas em cima da realidade constatada.

O grupo também participará do Fórum Social Mundial, a partir da próxima semana, em Salvador. A mesa “Mulheres e futebol: caminhos, experiências e propostas”, com participação do Bahia, acontecerá dia 14 na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O Núcleo de Ações Afirmativas do Esquadrão de Aço está aberto a novos interessados, além de solicitações e sugestões, e pode ser contactado pelo e-mail nelson.barros@esporteclubebahia.com.br.